Management Consultants Management Consultants
Home

Case Studies

Testimonials

Publications

Our Clients

About Us

PPT Slide Shows

Partnering Opportunities

Contact Us




Determinaçao Corporativa

 
Qualitymark Editora - Assessoria de Imprensa

por
Tom FitzGerald

Lucros e desempenho são função direta da Determinação Corporativa.

Como parte de nosso trabalho corporativo de reposição/recuperação, normalmente medimos uns 100 atributos corporativos que causam, afetam, subjazem e predizem as companhias de desempenho. São os Principais Acionadores de Desempenho.

Desses, um atributo se destaca sobre todos os outros como o de maior eficiência, sucesso e lucratividade. E esse atributo é componente básico da maioria dos outros, influenciando diretamente características como a Energia, Espírito Empreendedor, Inovação, Moral, Idade Psicológica, indiretamente afetando fatores como Recrutamento de Qualidade, Treinamento, Visão, Zelo. De fato, está na raiz e origem de um alfabeto final de condutores de desempenho.

É a Determinação Corporativa. Esse atributo apresenta um número de componentes. Os quatro mais óbvios são:

  • Velocidade
  • Importância
  • Compromisso
  • Correção

Donde

  • Velocidade, refere-se ao tempo que se leva para a tomada de decisão e começo de execução.
  • Importância, à natureza do decidido;
  • Compromisso, ao compromisso emocional tomado para levar adiante a decisão: conclusão;
  • Correção, à exatidão das decisões.

Dessas, as primeiras três são as de significado verdadeiro; a correção raramente apresenta problema.
Quando medimos os componentes da Determinação Corporativa descobrimos que há uma relação direta e positiva entre a velocidade, importância, compromisso e o desempenho e lucratividade das empresas. As decisões mais rápidas se relacionam com a melhoria do desempenho. Quanto mais importantes as decisões tomadas, mais lucrativa a empresa. Quanto maior o compromisso de implementação, maior o sucesso geral.

Empresas de categoria mundial atingem consistentemente escores altos na Determinação Corporativa. Empresas problemáticas apresentam escores consistentemente baixos. Quando encontramos empresas lucrativas com baixos escores em termos de Determinação Corporativa, sabemos que o problema, de um modo ou de outro, está surgindo. Quando possibilitamos a empresas de baixo nível de desempenho aumentar sua determinação corporativa, o desempenho melhor acontece em seguida. Em muitos casos, de imediato.
Contudo, a Determinação Corporativa não se refere à determinação do CEO como indivíduo, embora essa determinação individual tenha efeito positivo. Nem se refere à determinação dos administradores individuais, embora essa também apresente efeitos positivos.

A Determinação Corporativa se refere à determinação da organização, expressada pela equipe administrativa. Isso quer dizer que a equipe administrativa, como equipe, agindo como empresa, em nome da empresa, toma decisões rápidas quanto aos temas importantes e se compromete visceralmente com a consecução do objetivo. E com sua execução.

Quando a empresa é pequena, a determinação do CEO pode ser a da empresa. Mas quando de seu crescimento, essa já não é suficiente. Além de um certo porte, não importa o grau de determinação do CEO, a menos que a equipe de administração como equipe esteja tomando essas decisões (e assumindo esses compromissos), a relação forte positiva com o desempenho não aparece.

Usando uma analogia esportiva, a determinação individual é afim com a habilidade técnica do jogador individual. A Determinação Corporativa é afim com a competência da equipe. E uma equipe de jogadores de porte médio funcionando com energia derrotará uma equipe de funcionamento medíocre, ainda que composta de grandes atletas.

O aumento da Determinação Corporativa é a maneira mais segura de se alcançar lucros altos e desempenho melhor. De todos os programas de melhoria da empresa, esse é o mais rápido e mais confiável, e que apresenta o menor custo (virtualmente nenhum) e que alcança os melhores resultados na linha da lucratividade. Um aumento significativo trás no primeiro ano um aumento de pelo menos 10% nos lucros.

Então, como se aumenta a Determinação Corporativa?

O processo é extraordinariamente simples, e requer apenas o compromisso do CEO. Criamos o processo há mais de dez anos a partir de nossa experiência em mais de duzentas organizações. Ele foi comprovado repetidamente pelas linhas de lucro e pela competitividade das empresas que se conhece.

O processo se inicia com a avaliação feita pela administração da determinação da empresa. Aqui está um questionário de amostragem que trata dos atributos da determinação corporativa. Caso você seja um CEO ou executivo da administração, gostaríamos que processasse e avaliasse as respostas da equipe a este questionário. Não há custo.